preloader

O que é Meta SMART e porque aplicar o conceito na minha empresa?

meta-smart-aplicar-conceito-empresa

Otimizar resultados, aumentar a produtividade dos colaboradores e vender mais é o desejo de qualquer empresa, não é mesmo? Mas, o que muita gente não sabe é que é quase impossível alcançar tudo isso sem antes definir objetivos claros e específicos. É aí que entra a Meta Smart! A estratégia ideal para alinhar os objetivos da sua empresa na busca dos melhores resultados.

Afinal, o que é uma Meta SMART?

A Meta SMART é um método de definir objetivos baseado em 5 fatores:

Specific (Específica)

Uma meta deve ser o mais específica, clara e objetiva possível. “Aumentar as Vendas”, por exemplo, é uma meta que não traz nenhuma clareza de como ou quando ela será atingida. Já a meta “aumentar as vendas em 50%” é uma meta específica do que deve ser atingido.

Por isso, para uma meta ser específica, é preciso responder algumas questões, como: o que eu quero alcançar com essa meta? Quem serão os responsáveis por ela? onde ela será realizada? como ela será conquistada? por que ela deve ser seguida

Measurable (Mensurável)

Para saber se sua empresa está conseguindo alcançar, superar ou se está ficando abaixo da meta, é preciso acompanhar os números. Para isso, defina qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para alcançar essa meta.

Attainable (Atingível)

Pode até parecer óbvio, mas para não gerar frustrações, as metas devem ser sempre atingíveis. Para isso, analise os recursos disponíveis e suas vendas passadas para ter certeza que o aumento de 50% nas vendas é realmente atingível.

Relevant (Relevante)

Da mesma forma que uma meta deve ser tangível e específica, ela também deve ser relevante. Aumentar as vendas em 50%, por exemplo, impacta diretamente no lucro e faturamento da empresa. Ou seja, quanto mais relevante, maior a motivação para alcançá-la.

Time Based (Temporal)

E por último, mas não menos importante: a meta deve ter sempre um prazo. Exemplo: aumentar em 50% as vendas no período de 6 meses.

Confira também: o que é SEO o porque ele é importante na estratégia de Marketing Digital

E você? Está pronto para começar a definir metas e colocar a sua empresa no caminho do sucesso?