No dia 4 de outubro de 2021, todas as redes sociais do Mark Zuckerberg caíram por mais de 6 horas, gerando incerteza, falhas na comunicação e prejuízos nos mais diversos setores. Mas, o que podemos aprender com isso?
Facebook, Instagram e Whatsapp. A importância desses três aplicativos na nossa comunicação diária é inegável. Nos últimos anos, eles se tornaram nossos principais canais de comunicação não só pessoal, como profissional também. E é exatamente por conta disso, que a queda dessas redes sociais acabaram deixando muita gente perdida, sem saber como se comunicar com seu público e clientes. Mas, como tudo na vida, nós podemos aprender com isso.
1º Lição Multicanais | Não aposte todas as suas fichas em uma única plataforma. Se faça presente em outras redes sociais como Twitter, TikTok, YouTube, Twitch ou até um grupo no Telegram! Assim, caso alguma das redes sociais que você está presente venha a cair ou apresente defeitos, o seu público ainda poderá te encontrar e se comunicar com você em outra rede social.
2º Lição Invista em um site | Sabemos que com a chegada das redes sociais muita gente passou a se informar e se comunicar única e exclusivamente através delas. Porém, após o evento do dia 04 de Outubro, ficou mais do que claro a importância de ter um site próprio, onde você poderá se comunicar e manter os seus clientes sempre informados.
3º Lição E-mail | Você tem o e-mail dos seus clientes? Para aqueles que subestimam o poder de um bom e velho e-mail, a queda das redes sociais mostraram a importância de ter uma forma alternativa e segura de se comunicar com os seus clientes, colaboradores e fornecedores e é aí que entra o e-mail.
4º Lição Investimento | O Facebook ADS é tudo de bom, mas uma das lições que aprendemos é que ele é falho e pode cair. Então nada de colocar toda a sua verba de anúncios em um lugar só, invista também no Google ADS e em outras mídias.
5º Lição Dados | Além do @ dos seus clientes, colaboradores e fornecedores, é muito importante formar um banco de dados com o nome, telefone e e-mail de todos eles, já que caso as redes sociais venham a cair você ainda poderá ligar para eles, mandar um e-mail ou até um SMS. O importante é: Não perder o contato.
A maior e principal lição que todos nós levamos desse evento é: Não deixe o seu negócio à mercê de uma plataforma. Tenha sempre um plano B e um banco de dados com e-mail, nome e telefone dos seus clientes, colaboradores e fornecedores. Assim você poderá continuar a se comunicar com eles, mesmo se as redes sociais venham a cair.
Bom, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a ver uma luz no fim do túnel e agora que você já sabe de todas essas dicas, bora colocá-las em prática? Para saber mais, entre em contato conosco! Temos uma equipe incrível pronta para ajudar você e a sua empresa!